1avaliacaoclinica

Avaliação clínica

É fundamental que seja realizada a identificação das queixas trazidas pelo paciente e a investigação da história atual e pregressa de como a patologia se instalou.

Importante relatar os aspectos da possível alergia:

  • Persistência de sintomas parecidos com um resfriado
  • Histórico de alergia familiar e outras doenças não-alérgicas
  • Tempo ocorrido desde o início dos sintomas
  • Frequência das crises alérgicas e época do ano
  • Ambiente e clima de onde mora, e fatores psíquicos
2avaliacaoclinica

Testes alérgicos

É um tipo de exame de diagnóstico para identificar se o paciente tem ou não algum tipo de alergia e, se tiver, que tipo seria. Outros exames poderão ser solicitados para complementar o que pode provocar a alergia. O teste é feito da seguinte forma:

  • Pingar no antebraço algumas gotas da substância que sugere causar alergia ou faz-se algumas picadas com uma agulha contendo a substância
  • Colar uma fita adesiva nas costas do paciente com pequena quantidade de substância que se julga causar alergia
  • No caso de alergia alimentar, serão recomendados testes de alergia na pele
  • O paciente também pode fazer um exame de sangue para avaliar se existem substâncias que indiquem se existe algum tipo de alergia
3tratamentoalergiacutanea

Tratamento da alergia cutânea

A alergia na pele é uma reação inflamatória que pode manifestar-se em diferentes regiões do corpo, como mãos, pés, boca, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele.

Os tratamentos indicados irão possibilitar uma melhor condição da pele e evitarão crises. Uma indicação de mudança na alimentação também poderá ser recomendada.

4imunoterapia

Imunoterapia

A imunoterapia com alérgenos, também conhecida como vacina para alergia, é uma forma utilizada há mais de 50 anos com o objetivo de diminuir a sensibilidade das pessoas que se tornaram alérgicas a determinadas substâncias.

O tratamento consiste na aplicação do alérgeno no qual o paciente é sensível, em doses crescentes e por um período de tempo que é variável (2 a 5 anos). A imunoterapia induz uma série de alterações na resposta imune, que estão associadas à melhora clínica. A imunoterapia pode ser indicada para pessoas sensíveis aos ácaros da poeira doméstica, pólens, fungos e venenos de insetos (abelhas, vespas, marimbondos e formigas).

5tratamentomedicamento

Tratamento de alergia medicamentosa

Praticamente, todos os medicamentos podem provocar reações adversas e reações imunoalérgicas, que variam de discretas a muito graves, inclusive, podem ser potencialmente fatais. Essas alergias são imprevisíveis, o que obrigam os médicos e pacientes a estarem sempre atentos.

Testes de provocação podem ser utilizados por profissionais capacitados em ambientes adequados.

Como tratamento, em primeiro lugar deve-se suspender o medicamento suspeito de provocar a reação alérgica e iniciar o tratamento com anti-histamínicos (orais ou injetáveis), e derivados de cortisona (orais, tópicos cutâneos, e injetáveis). Em caso de processo anafilático deve ser utilizada a adrenalina intramuscular.

6tratamentoalergiaalimentar

Tratamento de alergia alimentar

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo a ingestão de uma pequena quantidade pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade.

O diagnóstico é feito com a análise dos sintomas e sinais apresentados pelo paciente. O exame físico também pode ajudar a determinar a causa e testes específicos poderão ajudar a chegar ao diagnóstico final.

7tratamentoalergiarespiratoria

Tratamento de alergia respiratória

Antes de determinar um tratamento para alergia respiratória é preciso realizar uma análise que possa determinar qual é o problema respiratório, sendo os mais comuns a sinusite, a rinite e a asma. Para tratar a alergia respiratória, é preciso ter alguns cuidados, que incluem:

  • Colocar capas nas almofadas e colchões;
  • Manter a casa limpa e sem poeira;
  • Utilizar um aspirador com filtro de água;
  • Ventilar diariamente os cômodos da casa;
  • Evitar locais com fumaça, mofo e cheiros fortes;
  • Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia;
  • Atenção à cama e, principalmente, ao travesseiro;
7tratamentoalergiaolhos

Tratamento de alergia oftalmológica

A alergia nos olhos consiste em uma reação inflamatória, causada por uma substância irritante que entrou em contato com o olho, como poeira, maquiagem ou cremes de rosto. Alguns dos sintomas incluem vermelhidão, irritação, inchaço, sensibilidade, lacrimejamento e sensação de ardência.

Para tratar a alergia nos olhos, é preciso descobrir qual é o agente causador da alergia e interromper o contato com a substância. Depois disso, os olhos devem ser lavados abundantemente com água ou soro fisiológico para garantir a total remoção dos resíduos.